Tour do Tahiti

Punaauia  •
Saímos do aeroporto e vimos o Wilfred (o Tahitiano que nos deu boleia 3 semanas antes) com cara de perdido, sem nos reconhecer. Devia estar à procura da cabeleira do Pedro, que era agora uma estilosa mullet. O reencontro foi animado e após um passeio por Papeete levou-nos ao bar de um grande hotel q...

Rangiroa

Tiputa  •
Saímos do avião e o calor acertou-nos outra vez na cara. Apanhamos boleia de barco com os nossos simpáticos anfitriões, a Judith e o Pierre e cruzamos o cristalino atol com fragatas a sobrevoar o nosso barco. A Ana Teresa estava doente (a pizza de congelada da noite anterior não lhe caiu muito bem),...

Bora? Bora

Bora-Bora  •
A cinco minutos de aterrar neste novo paraíso, já víamos raias ao longe, uma pequena amostra daquilo que estava por vir. Com uma vista espetacular sobre praias de areia branca, águas transparentes e montanhas cobertas de verde, pousamos em Bora Bora. O aeroporto fica isolado numa pequena ilha, um mo...

Raiatea

’Āvera  •
Nova ilha, nova vida. Nem por isso, pois começamos logo a pedir boleia, e, como já era costume por aqui, estávamos dentro de um carro em 5 minutos. Já no nosso alojamento, pegamos nuns caiaques e remamos até ao motu Iriru. Os motus são pequenos ilhéus, geralmente com algumas palmeiras, praias paradi...

Even Moore(a) fun

Moorea-Temae  •
Depois de acordarmos numa quarta-feira e irmos dormir na terça (é o que acontece quando se dá a volta ao mundo nesta direção, passando a Linha Internacional da Data!), chegávamos finalmente à tão esperada Polinésia Francesa. Passamos dois dias a recuperar desta confusão temporal cósmica no Tahiti e...

Fiji time

Naviti Island  •
Quando damos por nós, estamos num sítio familiar. Podíamos jurar que já tinhamos visto aquelas palmeiras, por cima da areia branca banhada pelo mar turquesa. Depois percebemos que estamos a passear no fundo de um ambiente de trabalho. A praia é toda nossa, literalmente. Somos os únicos hóspedes no a...

Silver linings

Rockwater Resort Ipak Bay  •
Passamos pela Georgia, Índia, Austrália e Nova Zelândia, mas a pior estrada da viagem toda apareceu-nos de surpresa no Vanuatu. Um caminho que segundo o infalível Google Maps duraria cinco minutos, acabou por durar 25. O que outrora fora um estrada, era agora um percurso radical com valas íngremes e...

Dia 4- Calçar os sapatos

Yakel  •
O amanhecer é agridoce. Por um lado, estamos contentes por irmos passar a próxima noite num sítio confortável e civilizado. Por outro, já estamos a ficar com saudades do que vivemos em Yakel... Saímos da cabana e damos logo uns toques de futebol para acordar. Depois vamos dar uma volta pelas aldeias...

Day 3 - Neverland

Acordamos cansados e doridos. Arrastamo-nos para fora do quarto, e preparamo-nos mentalmente para mais um dia. Tomamos o pequeno-almoço, desta vez com manteiga de amendoim cedida por nós, e vamos visitar umas aldeias diferentes, onde mora mais família do Kammy. Uma senhora muito velhinha que já não...

Day 2 - How to make kava

Yakel  •
Ainda o sol não tinha nascido e as galinhas já cacarejavam. Saímos da nossa cabana e tomamos um rico pequeno-almoço de café solúvel açucarado e pão sem nada. Hoje está um dia de chuva, mas não ficamos quietos em casa, longe disso. O Kammy, já vestido com a sua cueca tribal, diz-nos que hoje vêm mais...

Day 1 - Perdidos na Tribo

Lhua! Chegamos à tribo, e já estamos perdidos. Na língua, nos costumes, na comida, e na kava. Somos recebidos pelo Kammy, o guia turístico da tribo e dos poucos que fala inglês fluentemente. Vestia já a sua roupa tradicional, ou falta dela. Um saquinho de palha envolvia o pénis, seguro na vertical p...

Vanuatu e eu

Emua  •
Aviso: os textos do Vanuatu vão ser longos. Mal saímos do avião levamos uma tremenda chapada de calor e humidade. Chegamos a um novo país, um dos mais aguardados por nós, e o entusiasmo era palpável. Ainda no aeroporto, tentamos arranjar um cartão SIM, mas ninguém estava nas bancas a vender. Então f...

Do you remember the Shire, Mr. Frodo? We do

Hobbiton Movie Set  •
Era uma manhã de nevoeiro, e as orvalhadas colinas do Shire estavam mais verdes que nunca. As ovelhas pastavam silenciosamente o primeiro pequeno-almoço, e nós íamos já a caminho do segundo. Abrimos os velhos portões de madeira, e por entre uma passagem de pedra com um grande carvalho por cima, cheg...

Mordor is closed, let's go to the spa

Taupo  •
Com o Tongariro Crossing fechado, tivemos que descobrir algo para fazer. Com um vulcão pressupõe-se atividade vulcânica nas redondezas, ou seja, fumarolas e águas termais. Perfeito! Passamos a manhã a passear entre fumarolas chamadas Craters of the Moon, e à tarde fomos tomar um banho quente numas á...

Ferry crossing

Wellington  •
Entrar num ferry com uma carrinha enorme e sem um dos espelhos parece muito chato, mas fez-se. Esta é uma das mais bonitas viagens de ferry do mundo, passando pelos últimos "sounds'' antes da Ilha Norte. Ainda por cima, nesse momento tivemos uma agradável surpresa: recebemos o vídeo do nosso casamen...

Antipodes

Nelson  •
A excitação das baleias e golfinhos ainda não tinha passado (nem o cansaço), e já nos púnhamos a caminho. Fomos em direcção a Whites Bay, o sítio favorito da Maria (com quem estivemos em Exmouth). Uma pequena baía resguardada, foi realmente um ótimo sítio para descansar. Enquanto o Pedro foi dar um...

Marine life paradise

Kaikoura  •
Por estradas recortadas nas rochas, fomos costa fora até Kaikoura. Cada túnel revelava uma nova praia, onde procurávamos incansavelmente leões marinhos, golfinhos, e baleias. No entanto a chuva e o vento foram também incansáveis, e cancelaram o nosso mergulho com os golfinhos. Puseram-nos na lista d...

Christchurch

Christchurch  •
Como já tem acontecido mais que uma vez nesta viagem, fomos acolhidos por fantásticos anfitriões: a família Harrington foi absolutamente impecável. Uma grande casa, um jardim lindíssimo, dois cães amorosos (a Ana Teresa confirmou o seu amor incondicional por shi-tzus), e terminar o dia com um churra...

Penguins

Claremont  •
Desta vez no nosso próprio carro, pusemo-nos a caminho de Christchurch. A Ana Teresa diz que gostaria de dar boleia a alguém, para retribuir todas as que apanhamos, e nem 5 minutos depois aparece um rapaz com o dedo esticado na estrada. Nem hesitamos. Chamava-se Arnaud, era francês, ex-advogado, ago...

Dia de boleias

Invercargill  •
Depois de mais uma viagem de barco atribulada, finalmente chegamos a terra firme. Sem meios de transporte, tivemos que recorrer ao segundo método mais rudimentar (a seguir aos pés): pedir boleia. Após uma curta espera, um jovem "Kiwi" que ia a caminho de casa, não muito longe de Queenstown, apanhou-...

Ste-wet Island

Oban  •
O mar estava um reboliço, o céu fazia uma birra, mas as cagarras e albatrozes nunca pareceram tão felizes. Enquanto surfavam o vento e as ondas, nós lutávamos contra o enjoo, ansiosos por chegar a Stewart Island. Com os pés em terra firme, começamos o trilho de Rakiura, uma das Great Walks. Belo era...

Chegada à Nova Zelândia

Queenstown  •
Depois de um pequeno desvio até à Índia e de uma rápida paragem em Sydney, sobrevoamos novamente o oceano Pacífico. À distância, as primeiras montanhas surgiam por entre as nuvens, um presságio do que estaria para vir. Aterramos ao lado das imponentes Remarkables e sentimo-nos instantaneamente como...

Indian wedding 2.0

Satara  •
Nem sabemos o que escrever sobre isto... primeiro, tivemos que dar meia volta e voar de novo para a Índia. Exaustos, mas entusiasmados, dormimos quase quatro horas em Mumbai antes de conhecer o grupo de suecos que se ia juntar a nós no autocarro para a festa de noivado. Na Índia, este celebra-se no...

P. Sherman, 42 Wallaby Way

Sydney  •
O sol nasceu no Uluru e mergulhou em Bondi beach. Estivemos seis dias em Sydney, e que dias foram. Subir às Blue Mountains e descer ao fundo das suas ravinas, beber umas cervejas com o Surf Life Saving Club de Bondi Beach, espetáculo de circo na Ópera de Sydney (obrigado tio Dino e tia Rosa!), janta...

Feliz Natuluru

Uluru  •
"E daquela vez em que comemos kebab de ema e salsicha de camelo com um japonês a ouvir um cantor country australiano na véspera de Natal?", perguntou a Ana Teresa. O Pedro, distraído como de costume, só retorquiu "De que é que estás a falar?". "No Uluru! Estiveste a ensinar ao rapaz como fazer o chu...

East Coast Vida Selvagem

Gold Coast  •
Neste episódio de BBC Austrália... Começamos no Wilsons Promontory onde nos prometeram wombats, mas só encontramos wallabies. De noite vimos kookaburras faladoras e opossums esfomeados pela primeira vez. Nas praias procuramos os caracóis marinhos preferidos da Ana Teresa, sem sucesso... mas pelo cam...

Adelaide a month earlier

Adelaide  •
9 de janeiro, 22 horas, aterramos em Adelaide. A chuva a cair e o ar fresco lembram-nos que é quase Natal. O Pedro liga ao seu colega, o Matthew, para o informar que chegamos bem e estamos a caminho de casa dele. Espera... hoje é 9 de dezembro... a massa cinzenta do Pedro conseguiu dizer mal a data...

Driving on the west coast

Meadow  •
Nas estradas australianas há muito que fazer. Tentar manter o carro do lado esquerdo da estrada, cumprimentar todos os outros condutores (só se vê alguém a cada 50km), dizer “road train!” sempre que vemos um road train (se não sabem o que é, pesquisem), tentar identificar aves de rapina e falhar qua...

Roadtrip to Exmouth

Monkey Mia  •
Com o volante na mão, pela primeira vez do lado direito, arrancámos para norte, rumo ao calor de Exmouth. O pó e as moscas não nos podiam desmotivar! Esta costa pode não ser a mais conhecida ou popular, mas encantou-nos. Entre o Índico e o deserto está um pedaço de terra cheio de cangurus, emas, co...

Looking for wildlife, finding new friends

Bhubaneshwar  •
A parte indiana desta viagem aproximava-se do fim, mas ainda faltava uma coisa: vida selvagem. Fomos procurá-la nos arredores de Bhubaneswar, mais especificamente na reserva natural de Chandaka. Lá poderíamos ver incontáveis aves, bastantes macacos, alguns veados, elefantes ocasionais, e, quem sabe...

Andaman

Port Blair  •
Estas ilhas remotas eram dos sítios que estávamos mais entusiasmados para visitar na Índia. Só conhecíamos 2 ou 3 indianos que lá tinham estado; de resto, eram um completo mistério. Aqui vai um resumo dos nossos 7 dias neste pequeno paraíso: Água azul turquesa, recifes de coral, vastos mangais, aves...

Finalmente praia!

Cansaulim  •
Café Barbosa, autocarro Menino Jesus, José Cabral bicycle shop, casa Correia, casa Fernandes, casa Andrade, rua 31 de Janeiro, Cunha road, Capela de Santo António. Quase parece que estamos em Lisboa, se esta fosse absurdamente húmida e houvesse 50 indianos a tentar que entrássemos no táxi deles à sa...

No deserto do Thar

Jaisalmer  •
Mais uma viagem de comboio com pés em todo o lado, e chegamos ao fim da linha. À frente só deserto e Paquistão. Novamente bem recebidos, novamente tomamos pequeno-almoço no telhado, e novamente com vista para o forte. Sem descanso, o sol veio connosco até ao forte. Lá dentro era outra cidade: amonto...

Azul

Jodhpur  •
Ficamos apenas uma noite em Jodhpur, num hotel de família. Fomos recebidos pelos avós com poucas palavras de inglês, mas muita hospitalidade indiana. As crianças brincavam enquanto ajudavam. Jantamos no telhado, com o forte escurecido pela noite como pano de fundo. De manhã, no mesmo telhado, tomamo...

A cidade dos lagos

Udaipur  •
O caos de Jaipur transformou-se na relativa calma de Udaipur. A população reduziu por cinco sextos, daí a sensação de estarmos numa vila agora. As pessoas eram menos insistentes, as ruas mais apertadas, e os macacos mais tímidos e peludos. Passamos o dia a passear a pé, pelo palácio, lagos e templos...

Chegada ao Rajastão

Jaipur  •
As nossas aventuras no Rajastão começaram com um condutor de Uber que nos pediu para pormos as nossas músicas preferidas a dar. Sendo assim fomos pelas ruas de Jaipur a ouvir Elvis, David Bruno, Capitão Fausto, Quim Barreiros e até a Ja ja ding dong! No Amer Fort vimos elefantes pela primeira vez, m...

Um dia em Manali

Manali  •
Acordamos com vista para os Himalaias. Visitamos templos hindus e budistas, vimos freiras e jantamos com monges. Fizemos birdwatching numa floresta mesmo ao lado da cidade, o Pedro comprou uma camisa e umas calças. Bebemos cervejas com amigos que fizemos no trekking. O computador da Ana Teresa (aque...

Paharganj

New Delhi  •
Saímos do hostel e é um reboliço lá fora. Pessoas a venderem comida que fazem à porta de casa. Lojas de tudo e mais alguma coisa. “Hello sir, where are you from?”. Avançamos pelas ruas estreitas, por entre tuk tuks, motas e riquexós, ladeados por entradas para mais becos e minúsculas casas de ciment...

Fast and Furious 11: Georgia Marshrutkas

Kutaisi  •
A manhã foi tão fria que nem o sol se queria levantar. Mas teve que ser, tínhamos o caminho de volta a fazer. O vidro do carro estava coberto de gelo, ao que o David apenas raspa um bocadinho para ver. Devia ter cerca de 10% de visão das estreitas estradas da aldeia, com cães e vacas sempre a passar...

Dias na aldeia

Lakhushdi  •
Já dentro da marshrutka, pusemo-nos a caminho de Lakhushdi, a pequena aldeia na região de Svaneti onde íamos ficar alojados. Curva e contracurva, buraco e buracão, asfalto e pedregulhos: as estradas da montanha aqui têm de tudo. Felizmente, ninguém enjoou (demasiado). Fora da marshrutka tivemos a ca...

Surpresas em Zugdidi

Zugdidi  •
Zugdidi foi uma surpresa agradável. A comida desta zona era diferente mas igualmente deliciosa. Ficamos especialmente fãs dos khinkali. No bazaar compramos umas calças de caminhada a umas velhinhas que não sabiam falar inglês mas que tinham algumas frases orgulhosamente decoradas. Clássicos como "He...

Do you like wine?

Kutaisi  •
Não sabíamos muita coisa sobre a Georgia, mas tínhamos ouvido dizer que os habitantes gostavam de vinho, que tinham montanhas espectaculares e que conduziam muito mal. Comprovamos estas três coisas, duas delas na primeira hora. Mal aterramos, quase às 3 da manhã, a primeira pergunta que os guardas d...

3, 2, 1, francesinha, partida!

Porto  •
(English version further down) Finalmente! Acordamos, com as mochilas quase feitas, e comemos a última torrada com manteiga portuguesa, acompanhada de um café do qual de certeza vamos ter muitas saudades. Com tudo pronto, só faltava encher a barriga uma última vez, e no Porto (ou em Gaia, como prefe...